Pessoal!

Inauguro mais uma série agora falando sobre carreira em TI. Para iniciar, transcrevo um artigo da Trainning Education Services [1] (instituição para cursos de formação e preparatório para certificações) intitulado O que é o ITIL? Como me preparar para ser um profissional Certificado? [2], onde se mostra um caminho a seguir para a conquista da certificação em ITIL versão 2.

O artigo está dividido em:

  • Introdução ao ITIL v2;
  • Certificação ITIL v2;
  • Níveis de Certificação;
  • ITIL Foundation Certificate in IT Service Management;
  • Practitioner’s Certificate in IT Service Management;
  • Manager’s Certificate in IT Service Management;
  • Conclusão.

Introdução ao ITIL v2

Figura 1: Logo da ITIL.

Figura 1: Logo da ITIL.

Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma biblioteca de boas práticas (do inglês best practices), de domínio público, desenvolvida pelo governo do Reino Unido e atualmente sob custódia da OGC. O conjunto de livros busca promover a gestão com foco no cliente a na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). A ITIL endereça estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto compreensivo de processos e procedimentos gerenciais organizados em disciplinas com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.

Em meados de 1990, a ITIL foi reconhecida como um “padrão de facto” (expressão de origem latina que significa “na prática”), no Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI) ou IT Service Management (ITSM) como internacionalmente se conhece a denominação.
No artigo anterior sobre ITIL ( Information Technology Infrastructure Library ) procurei dar um overview sobre este framework , para que seus conceitos estejam bem assimilados. Neste ponto, você já está familiarizado com o ITIL, suas origens, objetivos, benefícios e sua composição fundamental.

O mercado de TI pode contar ainda com outras metodologias e “modelos de negócios” dispostos em frameworks, com similaridades e complementariedades tais como Information Services Procurement Library (ISPL), a Application Services Library (ASL), Dynamic Systems Development Method (DSDM), e Control Objectives for Information and related Technology (COBIT), Capability Maturity Model (CMM). As organizações que frequentemente se deparam com projetos dos mais diversos portes podem ainda buscar no PMBok referência de boas práticas na gestão de seus projetos.

A OGC, trabalhando em conjunto com a BSI e o ITSMf, revisou a bilbioteca, em meados dos anos 2000, de modo a fazer com que o conjunto de especificações da BS e as boas práticas da série ITIL seguissem uma estrutura lógica semelhante, tornando-as fortemente integradas. Foram consideradas neste processo as normas da BSI “Management Overview” (PD0005), BS15000-1 (Specification for service management/Especificações para gestão de serviços), BS15000-2 (Code of practice for service management/Codigos de prática para gestão de serviços).

Certificação ITIL

Cada vez mais, as grandes organizações têm disponibilizado certificações para aferir o conhecimento dos profissionais em suas ferramentas, tecnologias e metodologias.
O ITIL também possui seu programa de certificação, com abrangência internacional, que é orientado por nível de especialização. O conhecimento em cada nível é aferido de uma forma um pouco diferente, pode-se dizer que complementar ao nível anterior, o que valoriza muito a certificação.

Um profissional que obtém a certificação recebe o título de “Certified in IT Service Management”, com variações de acordo com o nível da certificação. Estas certificações atualmente são nas competências fundamentais do ITIL:

Figura 2: Competências fundamentais do ITIL.

Figura 2: Competências fundamentais do ITIL.

Níveis de Certificação

Atualmente existem três níveis de certificação para o ITIL:

  • ITIL Foundation Certificate in IT Service Management;
  • Practitioner’s Certificate in IT Service Management;
  • Manager’s Certificate in IT Service Management.

ITIL Foundation Certificate in IT Service Management

Destinado às pessoas que atuam na área de Gerenciamento de Serviços de TI, esta é primeira das certificações do ITIL e é pré-requisito para as demais.

Não há nenhum pré-requisito necessário para se prestar este exame, apenas é necessário que se tenham os devidos conhecimentos do ITIL sob a seguinte perspectiva:

  • A importância do Gerenciamento de Serviços;
  • Os processos do Gerenciamento de Serviços e as interfaces entre eles;
  • Os processos do ITIL e seus relacionamentos;
  • Familiaridade com os conceitos básicos de ITIL.

Além disto, é recomendável estar familiarizado com a terminologia do ITIL e seus conceitos.

Practitioner’s Certificate in IT Service Management

Para se certificar, o candidato deve se especializar em pelo menos uma disciplina de Service Support ou Service Delivery (em alguns casos são grupos de disciplinas), com foco na sua experiência na área escolhida.

Cada exame busca aferir a habilidade do candidato para planejar um processo do ITIL e conduzir as atividades pertinentes e ele. Os exames disponíveis são:

  • Practitioner Certificate in Incident Management/Service Desk;
  • Practitioner Certificate in Problem Management;
  • Practitioner Certificate in Change Management;
  • Practitioner Certificate in Configuration Management;
  • Practitioner Certificate in Service Level Management;
  • Practitioner Certificate in Availability Management;
  • Practitioner Certificate in Release Management;
  • Practitioner Certificate in Capacity Management;
  • Practitioner Certificate in Financial Management;
  • Practitioner Certificate in Security Management.

Manager’s Certificate in IT Service Management

Este é o nível mais avançado dos programas de certificação em ITIL. Com esta qualificação, o profissional deve ser capaz de analisar uma organização existente e definir estratégias para o gerenciamento da intra-estrutura de TI. Deve também conseguir avaliar os processos existentes e organizá-los de maneira sistemática.

Para atingir esta certificação, o candidato deve ter o conhecimento e experiência na utilização dos processos operacionais dos processos táticos do ITIL. São dois os exames para a especialização:

  • Manager Certificate in Service Delivery;
  • Manager Certificate in Service Support.

Conclusão

O ITIL está se tornando muito conhecido e cada vez mais utilizado. As certificações vêm direcionar os envolvidos no assunto sobre áreas (e níveis) de especialização, sendo muito procuradas no mercado.

Versão para imprimir

http://www.scribd.com/doc/19431605/POB02CarreiraCertificacaoITIL

Referências

[1] Trainning Education Services: http://www.trainning.com.br/

[2] O que é o ITIL? Como me preparar para ser um profissional Certificado?: http://www.trainning.com.br/artigo_itil.html

[]s e até a próxima!

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Rogério Araújo
Blog: https://rogerioaraujo.wordpress.com/
Gmail: rgildoaraujo@gmail.com