Galera, quando estamos iniciando no mundo Java (tanto para a vida profissional quanto para a vida de concurseiros), uma grande dúvida que nos surge é por onde começar a trabalhar com essa bagaça. Há tantas fontes e livros que ficamos “doidin” sem saber por onde começar!

Por isso, venho, através deste post, mostrar um caminho para iniciar na linguagem!😀

Java Standard Edition (JSE)

Para entendermos a linguagem Java, temos que iniciar pelo (adivinhem!) início, ou seja, pelo JSE. Como conselho, utilizem as seguintes apostilas da Caelum:

A Caelum é um grande centro de excelência na aprendizagem Java. Essas duas apostilas são gratuitas e possuem ótimas explicações.

Depois de estudar por essas apostilas, tentem estudar pela fonte oficial do JSE:

Para concursos, o necessário é estudarmos até a parte de Collections. Seguindo os exemplos, podemos já ter uma ideia de como a linguagem funciona. O resto é fazer questões que citam conceitos e códigos em Java. A CESGRANRIO é dona de fazer questões execelentes com códigos para serem interpretados.

Java Enterprise Edition (JEE)

Já para os “avançadinhos” em Java, é necessário estudar a parte JEE. Para essa parte, eu recomendo The Java EE 5 Tutorial (versão em PDF). Esse tutorial é excelente e definitivo para termos uma visão geral da Arquitetura JEE.

Quero apenas enfatizar que a parte que as bancas mais “puxam” é sobre os assuntos da Camada Web (Servlets, JSP e JSF). As questões dessa parte são mais elaboradas chegando a terem códigos. Para aprendermos mais sobre ela, além de estudarmos pelo tutorial citado acima, aconselho também uma outra apostila da Caelum (FJ-21 Java para Desenvolvimento Web).

Secure Coding Guidelines for the Java Programming Language

Um assunto que está sendo cobrado em alguns concursos é sobre Segurança em Desenvolvimento de Sistemas. A Oracle disponibiliza um Guia de Segurança na Codificação para a linguagem Java. Basta acessar o endereço: http://www.oracle.com/technetwork/java/seccodeguide-139067.html.

Netbeans

Como sugestão de IDE, o Netbeans é excelente.

Há os adeptos do Eclipse. Usei ambos e achei o Netbeans bem mais fácil de se mexer e de organizar projetos. Bom, fica a critério de cada um, mas eu fico com o Netbeans, vou logo dizendo!🙂

Para baixar a IDE, acesse http://netbeans.org/.

Desde pequenos, os caras já mandam no pedaço!

Para resolver as paradas, tem que chamar o cara aí de cima!

Para resolver as paradas, tem que chamar o cara aí de cima!

E não traga não para vocês verem o que acontece!

E não traga não para vocês verem o que acontece!

[]s e até a próxima!

_________________________
Rogério AraújoRogério Araújo

Blog: https://rogerioaraujo.wordpress.com/
Gmail: rgildoaraujo@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/rgildoaraujo
LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/rgildoaraujo
Grupo de estudo no TIMasters 2.0: http://timasters.ning.com/group/dev